Slam Dunk

Slam.Dunk.full.1108363

(Esse foi um texto feito pro projeto “Um Anime por Dia”, como o site saiu do ar irei estar postando todos os textos que eu fiz por aqui, então pode aguardar que vai ter muita coisa).

(Os textos ficam disponíveis primeiro la no site http://lbtv.com.br/).

Slam Dunk é a criação do gênio dos mangás Takehiko Inoue, criador de Vagabond e dono de um dos traços mais lindos de todo o mundo.

Slam Dunk marcou uma geração no Japão,  se hoje a galera joga basquete lá é por causa desse mangá/anime, não to brincando, o sucesso que a obra fez são poucos que conseguiram!

Mesmo com apenas 31 volumes a obra está como um dos 10 mangás mais vendidos de todos os tempos (+ ou – 119 milhões só no Japão), sempre disputando as primeiras posições na Jump em sua época, o que era 100 vezes mais difícil que hoje em dia, Slam Dunk concorria com Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Jojo’s Bizarre Adventure, Rokudenashi Blues e outros pesos pesados.

Hoje os mangakás só tem que se preocupar com One Piece e talvez no futuro com Hero Academy.

E “Slam” não só competiu com esses mangás como foi um dos pilares que sustentou a Jump quando Dragon Ball acabou (só lembrando que quando Dragon Ball acabou a Jump perdeu metade de seus leitores).

Não é mole não.

História.

Nessa história conhecemos Harumichi Sakuragi, um típico colegial delinquente, mas com bom coração que sonha em ter uma namorada. Sakuragi já tomou um total de 50 foras de diferentes meninas, sendo que a número 50 gostava de um garoto que participava do time de basquete, assim, nosso herói pegou ódio por todos os jogadores desse esporte e até mesmo pela palavra “basquete”. Claro que seus amigos só pioraram as coisas, afinal, ao invés de ajudar eles alopravam sem dó cada fora que ele tomava.

Em seu primeiro dia de aula do colegial, Sakuragi (ainda deprimido) é abordado por uma linda menina perguntando se ele gosta de basquete, claro que como todo bom “garanhão” em resposta a uma menina bonita ele diz que ama e esquece toda a raiva pelo esporte.

Slam.Dunk.full.158895A menina chamada Haruko leva Sakuragi na quadra do colégio e pede para ele fazer um Dunk (aquela enterrada do basquete), na tentativa de impressiona-lá o pobre Sakuragi acaba batendo a cabeça na tabela, o que deixa Haruko muito impressionada com pulo tão alto que poucos conseguem dar.

Haruko percebendo que Sakuragi tem um corpo feito para o esporte, pede que seu irmão Akagi (capitão do time de basquete), deixe Sakuragi entrar no time, ela ainda fala que ele será o herói que o time Shohoku precisará um dia.

Claro que após conhecer nosso herói pessoalmente as coisas ficarão bem difíceis, afinal Shohoku é um time composto praticamente de delinquentes e o melhor jogador do time “Kaede Rukawa” é a paixonite de Haruko (o que deixará Sakuragi muito nervoso). Porém, mesmo com muitas dificuldades Sakuragi não desistirá fácil de conseguir entrar para o time, impressionar sua paixão e assim conseguir chegar na primavera da sua juventude.

Slam Dunk usa a queda de Sakuragi por Haruko como uma forma de começar as coisas, mas não é nisso que a obra se sustenta, a ação e dinamismo que Inoue consegue colocar nos jogos mesmo sem usar de nenhum poder ou habilidade especial  é a prova que o mangaká conseguiu chegar ao verdadeiro ponto de profissional na parte de roteiro. Observem também a evolução de traço do primeiro capítulo e do último no mangá, é praticamente ver um autor desenvolver todas suas habilidades durante os anos.

Perguntem a qualquer um que tenha lido ou assistido “Slam” que eles irão confirmar minhas palavras.

Acompanhem Sakuragui, Rukawa, Akagi, Miyagi e Mitsui tentarem alcançar o grande sonho de vencer o nacional.

Animação.

Slam.Dunk.full.463867

Se tem uma palavra que define bem a animação de Slam Dunk seria “nostálgica”, com direito a flores de cerejeira enquanto toca uma música bem triste de fundo quando Sakuragi leva um fora.

Os jogos são bem movimentados, não 100%, mas cumprem o necessário, lembrando que a animação não é atual e os recursos eram menores, ainda assim é uma animação fantástica.

As aberturas são magnificas, passam aquele ar da nossa juventude que apenas animes antigos conseguem passar.

Os sons de fundo são perfeitos, os passos na quadra, a bola batendo no chão, as enterradas, todos o sons possíveis em um jogo estão lá, além claro do barulho da torcida.

Mesmo não acompanhando o mangá todo o anime é extremamente fiel e não inclui nem tira praticamente nada, mesmo lendo o mangá se você assistir o anime estará garantindo sua diversão.

Finalizando.

Slam Dunk irá te cativar, você irá realmente torcer nos jogos, ficar triste se as coisas derem erradas e principalmente você torcerá pelo Sakuragi, ele é um poço de carisma.

Como já disse antes, a obra marcou a história de uma geração inteira de pessoas e se você ainda não conhece pode ter certeza que mesmo se você não for fã de esportes a obra irá te impressionar.

Só pra finalizar, Slam Dunk foi eleito o anime que as pessoas mais queriam que virasse Live lá no Japão.

Nome: Slam Dunk.
Criador: Takehiko Inoue.
Gênero: Esportes, Comédia, Ação.
Anime: 101 episódios + 4 OVAS.
Mangá: 31 volumes (1990 – 1996).
Exibição do Anime: 16 Outubro 1993 – 23 Março 1996.
Studio: Toei Animation.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s