Beck: Mongolian Chop Squad

Beck-Logo-2

(Esse foi um texto feito pro projeto “Um Anime por Dia”, como o site saiu do ar irei estar postando todos os textos que eu fiz por aqui, então pode aguardar que vai ter muita coisa).

(Os textos ficam disponíveis primeiro la no site http://lbtv.com.br/).

Beck: Mongolian Chop Squad é um mangá escrito e desenhado por Harold Sakuishi, originalmente publicado na Monthly Shonen Magazine entre 1999 e 2008. Beck conta com um total de 103 capítulos compilados em 34 Tankobons pela Kodansha.

A obra foi adaptada em uma animação de 26 episódios pela Medhouse que foi ao ar entre Outubro de 2004 e Março de 2005. Em 2010 a obra foi transformada em um Live Action.

O seriado conta três guidebooks, quatro soudtracks, um game, uma linha de guitarra e alguns gashapons, além claro de uma base fiel de fãs pelo mundo.

História

0000000002Yukio Tanaka “Koyuki” é um estudante de 14 anos, sua vida é muito monótona e ele quase não tem amigos, mas tudo isso começa a mudar quando ele salva um cachorro bem estranho chamado Beck de ser maltratado por umas crianças na rua. Após ajudar o cachorro ele acaba recebendo o agradecimento do dono, Ryusuke Minami.

Ryusuke é um garoto de 16 anos e um guitarrista fenomenal, morou durante muito tempo em Nova York (muitas vezes durante o anime ele conversa em inglês com outros personagens.), lugar onde arranjou alguns problemas que acabamos descobrindo durante a série. Ele também fazia parte de uma banda chamada Serial Mamma, porém, após uma briga com outro integrante, Ryusuke, acaba decidindo sair para conseguir outros companheiros e assim montar a melhor banda de toda.

Após começarem uma amizade, Ryusuke empresta uma guitarra para Koyuki (que fica muito feliz e animado), mas o rapaz acaba quebrando ela (na verdade alguns valentões que acabam quebrando) e Ryusuke corta relações com ele.

Logo depois, enquanto Koyuki começa a trabalhar para consertar a guitarra quebrada, Ryusuke começa a montar uma nova banda inicialmente formada por Tsumeni Chiba (vocalista), Yoshiyuki Taira (baixista) e Togo (baterista).

Já na escola depois de muito tempo sem um amigo de verdade, Koyuki conhece e faz amizade com Yuji Sakurai “Saku”, os dois se dão bem logo de inicio e começam a partilhar a mesma paixão pela música, após Koyuki resolver seus problemas com Ryusuke eles entram na banda como músicos de suporte e após verem o talento de Saku para bateria e o de Koyuki para cantar, eles acabam virando membros oficiais da banda.

No meio de todas essas coisas acontecendo ainda vemos um romance sendo criado entre Koyuki e a irmã de Ryusuke, Maho (só pra constar ela é muito bonita).

Eu poderia abordar muito mais coisas, mas perderia um pouco da magia do anime. Em apenas 26 episódios acontece muita coisa, mas mesmo assim o anime não parece corrido em nenhum momento.

Assistam e leiam a banda Beck sair do nada em direção ao sucesso.

Detalhes Técnicos

O traço de Harold Sakuishi apesar de diferente é muito bom, apesar que as pessoas que começaram a assistir animes mais recentemente possam estranhar, pois não tem nada a ver com o tipo de traço que é “popular” hoje em dia.

Culpa do Moe.

Odeio Moe.

Hum!

No anime o traço do mangá ficou bem mais bonito, a Madhouse fez um belo trabalho para a época, na verdade o anime é bem feito até para os padrões de hoje sem dúvida.

Além disso, a Madhouse sempre nos mostrou um bom trabalho, é só vermos Nana, Hunter X Hunter, Tokyo Godfather, Kaiji entre muitos outros. Ela é foda. Durante a parte dos shows nos animes eles conseguiram passar muito bem a emoção do público e dos integrantes da banda, que curte ir em um shows que não são muito famosos vai entender bem esse sentimento.

Claro que como se passa no Japão não vai ter uns bate cabeça nervosos.

Parte Musical

123744Primeiramente eu quero comentar uma coisa sobre o mangá, mesmo vocês não podendo escutar a musica ele consegue passar 100% da emoção da história, isso só mostra que Harold Sakuishi não é um mangaká qualquer e merecia muito mais atenção do que lhe é dado.

Harold já confirmou que vários personagens dele foram inspirados em pessoas reais como o Chiba que foi baseado no Zack De La Rocha e Koyuki no Tom Morello ambos do Rage Against the Machine, Ryusuke é baseado no Jimmy Page, até mesmo alguns dos riffs de guitarra também foram baseados em alguns já existentes.

O mangá e o anime constantemente citam ídolos e alguns até mesmo aparecem no sonho dos integrantes da banda como Kurt Cobain, Jimi Hendrix, John Lennon, Bob Marley, Sid Vicious (que faz aniversário no mesmo dia desse humilde blogueiro), Freddie Mercury e muitos outros.

Se repararmos nas camisetas de Koyuki durante o anime podemos ver Radiohead, Johnny Ramonne, Pixi e muito mais (claro que os nomes estão com pequenas diferenças para não dar problemas com direitos autorais). Até mesmo a pose do Koyuki quando canta sem a guitarra é uma homenagem Liam Gallagher vocalista do Oasis.

Não só bandas estrangeiras são citada, em um dos episódios é citada a banda The Pillows mais conhecida pela trilha sonora magnífica do anime FLCL (Furi Kuri).

Tudo isso é só uma parte de muitas referências, um prato cheio para quem curte uma boa música.

Finalizando

Primeiro eu tenho que dizer que o anime não engloba todo o mangá, talvez nem englobe metade, mas isso não quer dizer nada o anime é foda por si só e o mangá é fenomenal, por favor, não deixem de assistir por não ter final, eu recomendo que assistam e leiam.

Além da música, o anime pondera bem entre o romance e o drama, sendo que em nenhum momento fica chato acompanhar os outros plots.

Beck é um marco no gênero de animes e mangás baseados em música, é provavelmente o melhor de todos do gênero. Logo depois de assistir aposto que vocês já estarão baixando e colocando as musicas no seu celular ou PC. Eu mesmo tenho todas elas aqui em casa.

Bom, é isso galera esperam que vocês tenham um tempinho pra acompanhar essa obra que definitivamente é indispensável para os fãs de animação e cultura nerd.

E se você seguiu meu conselho e gostou do anime, é só me mandar um bom presente de aniversário, natal, dia da árvore ou o que seja. Aceito dinheiro, cheque, dadinho ou dipnlik.

Vlw.

Nome: Beck.
Criador: Harold Sakuishi.
Anime: 26 episódios.
Mangá: 34 volumes.
Abertura: Hit in USA – Beat Crusaders.
Encerramento: My World Down – Meister.
Encerramento 2: Moon on the Water (Full Moon Sway) – Sowelu.

beck

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s